jusbrasil.com.br
30 de Julho de 2021

Voto nulo e voto em branco

vamos falar sobre os mitos eleitorais?

Lívia Rodrigues, Estudante de Direito
Publicado por Lívia Rodrigues
há 10 meses


Que nós somos livres para escolher os nossos representantes todos nós sabemos. Mas e o voto... Ele pode ser nulo? Branco?

A intenção deste artigo é esclarecer algumas dúvidas sobre este assunto.

"é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos".

Desde criança ouço a frase: se você votar em branco vai para o candidato que está ganhando...

E caros seguidores, é FAKE NEWS, isto é UMA MENTIRA, MIL VEZES MENTIRA rsrs

Quando você digita um número inexistente na urna eletrônica, o seu VOTO É NULO, pois o número não existe. Para o TSE, considera-se como voto nulo aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

ANTIGAMENTE, como o voto branco era considerado válido, ou seja, era contabilizado e dado para o candidato vencedor, ele era tido como um voto de conformismo, em que o eleitor mostrava-se satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto que o voto nulo (Inválido pela Justiça Eleitoral) era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral.

Quando você não pretende votar em nenhum candidato, terá a opção de isentar-se, é o que chamamos de VOTO EM BRANCO.

Já ouvi inclusive estudantes de Direito repetindo isso..., mas não é verdade

Quando você vota em branco você está se isentando da sua participação na escolha dos nossos representantes, você está dizendo que tanto faz, mas caro leitor, o voto é importante e é uma das poucas formas de mudar a nossa sociedade, não deixe que o outro escolha por você, pesquisa a vida do candidato, siga nas redes sociais, conversa com ele, veja as suas propostas, a sua história, os planos dele para com a sociedade, mas não terceirize a sua obrigação e participação.

E, seja curioso, joga no google as suas dúvidas, leia em sites que tenham autoridade pergunta para alguém de confiança ou que estuda/ trabalha na área.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)